Pragas e doenças... Como a piracanta pode apoiar este combate!


Segundo o Jornal Expresso “Portugal caiu 10 lugares abaixo da posição ocupada em 2014 no "Climate Change Performance Index". Passou de 9º para 19º lugar em termos de desempenho no combate às alterações climáticas, numa lista que avalia o que tem sido feito pelos 58 países mais industrializados... O relatório elaborado pelo Think Tank que junta a Rede Europeia de Ação Climática e a organização não governamental German Watch foi anunciado na COP 21, em Paris...”.

Um dos principais factores de poluição mundial é a agricultura, devido em parte à intensificação da atividade e ao uso excessivo de produtos químicos de síntese para combater pragas e doenças.

No entanto, existem alternativas viáveis relacionadas com práticas culturais que respeitam a natureza e por consequência, promovem o equilíbrio humano e o seu bem-estar. 

Uma dessas práticas consiste na utilização de sebes vivas nas orlas de hortas e pomares, com vários objectivos, entre eles:
- servirem de abrigo e também de fonte de alimento a algumas pequenas aves (piscos, chapins, melros,...) , que actuando como animais auxiliares se alimentam dessas mesmas pragas (insectos, lagartas, lesmas, caracóis, ...);
- permitirem a inclusão de plantas que ao serem mais atractivas para algumas pragas e doenças comuns (ex: fogo bacteriano, cochonilhas, afídeos, ...) vão incentivar a presença de mais insectos auxiliares, apoiando o agricultor neste combate.

Uma das plantas que se enquadra bem neste tipo de sebes, é o arbusto espinhoso ornamental - piracanta (Pyracantha coccinea), muito apreciada na época natalícia, em substituição do azevinho, dada a cor dos seus frutos, vulgarmente designados bagas.

Fontes:
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-12-08-Portugal-desce-10-lugares-no-ranking-do-combate-as-alteracoes-climaticas
http://www.jardineiro.net/plantas/piracanta-pyracantha-coccinea.html
http://www.fazfacil.com.br/jardim/piracanta-pyracantha-coccinea/
http://dalmeida.com/floricultura/fichas/Piracanta.htm

https://www.google.pt/search?q=piracanta&espv=2&biw=1280&bih=709&site=webhp&source=lnms&tbm

0 comentários :

Enviar um comentário