Testes de Usabilidade – o que têm a ver com pragas e doenças das plantas?

A EspiralPixel, uma empresa portuguesa que desenvolve software, nomeadamente para a área agrícola, tem em teste a aplicação móvel OpenPD que potencia a identificação de pragas e doenças das plantas, de forma simples e rápida.

A app está neste momento em  fase de “Testes de Usabilidade” e nesse sentido, foram identificadas 3 categorias - “agricultor”, “técnico” e “académico” para constituir o “painel de utilizadores em teste”.
Os testes em questão baseiam-se no método Think Aloud, e permitem uma apreciação rápida de como o utilizador percepciona a aplicação e da facilidade com que executa as diversas tarefas (realização de publicações, entrada no fórum, pesquisa, ...).
Este tipo de teste é filmado (apenas o  telemóvel, seu manuseamento e voz do utilizador) e complementado com um breve questionário sobre como correu a sessão e quais os aspectos positivos e menos positivos da mesma.

Cada entrevista demora entre 30m a 45m e terá que ser repetida, à medida que a aplicação for sendo melhorada com as sugestões que os diferentes utilizadores forem reportando.

A ideia da app surgiu com a intenção de aproximar os diversos intervenientes no sector agrícola, através de partilhas das dificuldades reais encontradas no dia-a-dia e que passam cada vez mais, pelo controlo atempado de pragas e doenças das culturas. Assim, quem trabalha e vive da agricultura, seja enquanto produtor, técnico que dá apoio à exploração agrícola, investigador ou professor, tem aqui uma ferramenta com potencial para ser um suporte de conhecimento.


Mas a aplicação, dado o facto de ser de descarregamento gratuito e da sua forma intuitiva de consulta, pode também ser utilizada por qualquer pessoa que tenha interesse por estas temáticas.
Poderá encontrar mais informação em www.openpd.eu, onde existem instruções para o download da aplicação.



0 comentários :

Publicar um comentário