O tempo em que a fruta era da época…

Tal como o coelho do livro “Alice no País da Maravilhas”, hoje em dia andamos sempre a correr, apressados entre compromissos e sem tempo para conversas, para parar e pensar no que realmente queremos, no que comemos, …

Nesta altura devem estar a interrogar-se sobre o que é que isto tem a ver com agricultura e fruta da época…mas já lá vamos. Tudo a seu tempo!

Sempre ouvimos dizer que os morangos se comem na Primavera e no Verão, assim como as cerejas, e que as laranjas são melhores no Inverno por causa da vitamina C que contêm e que ajuda no combate às gripes e constipações, que o melão e a melancia são por excelência as frutas mais refrescantes para os dias quentes… e poderíamos continuar a enumerar muitas outras.

Mas hoje em dia, devido a diferentes factores – facilidade de transportes à volta do mundo, variedades que permitem produções escalonadas, armazenamento frigorífico disponível e de boa qualidade – temos praticamente todo o tipo de fruta ao longo do ano. 

Sabendo que a fruta é um dos pilares básicos para uma alimentação saudável e equilibrada e que além de nos saciar o apetite é também uma fonte de vitaminas e minerais com propriedades benéficas para o organismo, concentradas(os) em poucas calorias, devemos dar-lhe mais atenção quando a adquirimos.


Assim, ter presente o calendário da época da fruta em Portugal é importante não só para podermos saber quando está “no ponto” e usufruirmos ao máximo do seu delicioso sabor como também, porque a sua compra acaba por sair mais em conta.

Veja alguns exemplos na tabela a seguir:
Pronto para ganhar tempo ao tempo?
Coma 5 peças de fruta por dia como aconselham os especialistas.


Fontes:


0 comentários :

Enviar um comentário