Qual o melhor pH do solo para as suas culturas?

O solo pode definir-se como o “meio natural para o desenvolvimento das plantas terrestres, tal como se formou (solo dito natural), ou mais ou menos modificado como resultado da sua utilização pelo Homem” (Costa,J. B., 1985).
Como se sabe, o pH (potencial Hidrogeniónico) do solo é uma medida operacional e embora não sendo uma característica fixa, é um dos factores que condiciona o desenvolvimento das plantas. E se há algumas que preferem solos ácidos (pH 4,6-5,5)[1] outras preferem solos sub-alcalinos (pH 7,6-8,5); no entanto, a maioria gosta de solos com um intervalo de pH entre o sub-ácido e o neutro (5,6-7,5), pois é a faixa na qual os nutrientes permanecem mais disponíveis para as raízes (Fig. 1) e onde a fauna (macro, meso e micro) do solo “trabalha” melhor.
Solos muito ácidos dificultam a absorção de azoto, fósforo, potássio e magnésio e apresentam geralmente uma coloração mais escura, já em solos alcalinos as plantas têm carência de zinco, ferro e manganês (estes solos apresentam uma cor mais esbranquiçada).

Fonte: The National Begonia Society (2015)
Quando o solo é ácido, é necessário elevar o pH do mesmo incorporando alguma cal.
Assim:
- caso o solo tenha pouco magnésio convém aplicar um calcário dolomítico;
- caso contrário, pode ser usado o calcário calcítico;
- não é aconselhável colocar no terreno uma grande quantidade de uma só vez, para não se provocarem desequilíbrios no solo, quer em termos de fauna quer em termos de flora; logo, o valor recomendado na análise do solo, deve ser dividido em 2 ou 3 incorporações ao longo de 2 ou 3 anos.
Se o solo é alcalino, pode-se recorrer a uma acidificação artificial através da aplicação de enxofre, sulfato de ferro, sulfato de alumínio ou até turfa ácida
Na tabela a seguir, estão indicadas algumas culturas e o intervalo de pH mais adequado ao desenvolvimento das mesmas:
      Fonte: The Old Farmer`s Almanac 2016

Para saber qual o pH do solo, deve fazer uma análise de terra que seja representativa da parcela ou parcelas onde vai cultivar, de modo a fazer um bom planeamento de culturas para cada terreno.

Mas sempre que detectar uma praga ou doença nas suas plantas, pode recorrer a aplicação OpenPD que apoia através de um fórum, a partilha de conhecimento. Descarregue-a gratuitamente em https://goo.gl/gqWriA.

Fontes:
The Old Farmer`s Almanac 2016 (ISSN 0078-4516)
Caracterização e Constituição do Solo; Costa,J. B.; Fundação Calouste Gulbenkian
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/o-ph-solo-coloracao-das-plantas.html
http://goo.gl/d6D9KY

[1] Segundo a escala de Pratolongo, usada em Portugal

0 comentários :

Enviar um comentário