Sabe o que é o FIWARE?

O desenvolvimento de uma aplicação como o OpenPD (que apoia a identificação de pragas e doenças das plantas, através de suporte móvel) tem alguma complexidade técnica. Um dos passos fundamentais deste desenvolvimento é a arquitetura da aplicação: a decomposição da aplicação em módulos e/ou componentes que, através da sua interação oferecem as funcionalidades desejadas. Uma boa arquitetura contribui para que a aplicação seja eficaz, aberta (tenha facilidade em comunicar com outros sistemas e aplicações) e capaz de evoluir. 
Para além destas questões especificas uma boa arquitetura possibilita também um outro beneficio: a possibilidade de criar componentes reutilizáveis e de reutilizar componentes existentes.
No caso especifico do OpenPD a arquitetura foi concebida no sentido de reaproveitar um conjunto de componentes conhecidos como Generic Enablers (GE) disponibilizados no âmbito da comunidade aberta FIWARE bem como do seu programa de aceleração FIWARE Accelerator (co-financiados pela Comissão Europeia no âmbito do 7º Programa Quadro). Através da utilização destes GE foi possível acelerar o desenvolvimento do OpenPD, utilizando componentes open source testados e mantidos por uma comunidade ativa e dinâmica. O resultado foi um custo de desenvolvimento mais baixo e um tempo de implementação menor.
O FIWARE contribui decisivamente para o desenvolvimento do OpenPD, pelo que estamos agradecidos. Sugerimos a comunidade FIWARE e os seus Generic Enablers como uma ferramenta moderna e interessante para todos os interessados no desenvolvimento de aplicações semelhantes.

0 comentários :

Publicar um comentário