Doença das Manchas das Folhas (DMF) do Eucalipto – sabe o que é?

Ter uma plantação de eucaliptos saudável e com uma boa produção, implica identificar de forma correta as pragas e doenças que atingem esta espécie e saber como as tratar, de forma eficaz e atempada.
Nesse sentido, é importante a prevenção e como tal, saber quais as que mais atingem os eucaliptos, é crucial.
Assim, as pragas e doenças mais comuns em Portugal são:
  • Gorgulho-do-EucaliptoGonipterus platensis
  • Doença das Manchas das Folhas – Complexo Mycosphaerella

Do Gorgulho, já falamos num artigo anterior, em Março de 2016 (https://goo.gl/77oeg7).

Neste, vamos dedicar a nossa atenção à Doença das Manchas das Folhas, causada por fungos do género Mycosphaerella, nomeadamente o Mycosphaerella molleriana, que tem maior incidência no Litoral Norte e Centro, embora esteja presente em todo o país.

Como estar preparado para esta doença?

Este fungo ataca preferencialmente a folhagem juvenil, causando lesões pequenas nas folhas, com formas angulares ou irregulares de coloração variada e frutificações negras (pontuações). A desfolha, leva à perda de área foliar e à consequente diminuição da atividade fotossintética, o que provoca redução da taxa de crescimento e de reprodução.
A doença está associada a períodos de maior humidade (a água arrasta os esporos criando novos focos de infeção) com temperaturas amenas, sendo mais frequente no Outono e Inverno.

Meios de controlo/luta:
Não existem fungicidas homologados contra esta doença e a aplicação em campo não é eficaz.
A melhor forma de combater este fungo é preveni-lo:
  • através da utilização de plantas melhoradas com resistência à doença (ex: seleção de árvores com transição precoce para folha adulta);
  • fazendo uma gestão silvícola adequada. 

Se tiver dúvidas quanto ao ataque desta doença, pode sempre recorrer ao Gabinete Florestal que dá apoio à sua zona.
Sabia que, com a aplicação para telemóveis OpenPD tem a possibilidade de solicitar alertas sobre “epidemias potenciais”?
Descarregue a app de forma gratuita no nosso site em https://goo.gl/69PQs3 ou diretamente na Google Play Store em https://goo.gl/WoD78o.

Fontes:
https://goo.gl/rjLJ68
https://goo.gl/bAuYKU

0 comentários :

Publicar um comentário