Frutos exóticos – já os conhece?



Cada vez mais os consumidores da UE procuram produtos de elevado valor acrescentado, tais como:
§  especialidades regionais;
§  produtos orgânicos;
§  produtos étnicos.

Nesta última categoria podem encaixar-se os chamados frutos exóticos, dado que esta designação significa que, são frutos cujas plantas que lhes dão origem não são nativas da Europa. Têm geralmente proveniência em países tão distantes como: Austrália, África do Sul, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Filipinas, Indonésia, Malásia, México, Peru, Tailândia, …
Nota: mesmo que já sejam produzidos em Portugal (caso do abacate verde e roxo, da manga, do maracujá roxo, das physalis e do figo-da-Índia, entre outros), mantêm esta designação.

Estes frutos distinguem-se das tradicionais frutas (maçã, laranja, pêra, tangerina, …) pela forma, cor, aroma e sabor diferentes, e por este facto, nem sempre são apreciados por todos os consumidores. No entanto, são excelentes para quem procura confecionar pratos alternativos aos sabores tradicionais.


Embora a maioria dos europeus esteja longe de alcançar as recomendações da Organização Mundial de Saúde, no que respeita ao consumo de vegetais e frutas por dia (≥ 400gr por dia/adulto), tem-se verificado uma maior preocupação nos cuidados com a saúde e o bem-estar pessoal e estes frutos, começam a ser considerados nas dietas e a ter maior expressão em termos de consumo, dadas as suas propriedades benéficas para o organismo, devido aos nutrientes que apresentam.


E que tal conhecer melhor alguns destes frutos exóticos?



A importância destes frutos começa a ser de tal maneira notada, principalmente no que toca aos frutos chamados tropicais (caso da manga e do abacate) que em 2018, está já agendado o I Congresso de Fruta Tropical, na Europa.
Assim, os principais atores neste mercado vão juntar-se nos dias 10 e 11 de maio, no Centro de Exposições de Rimini (Itália), para debaterem temas como:
§  tendências de mercado, consumo e comércio;
§  desenvolvimentos científicos e tecnologias;
§  marketing e estratégias de mercado. 


Está a chegar um novo ano, saia da zona de conforto, atreva-se a provar estes frutos exóticos, olhe para os números de consumo e quem sabe… muda de vida e faz disto o seu negócio rentável!

Saiba mais sobre pragas e doenças das plantas com a app OPenPD.
Descarregue-a de forma gratuita na Google Play Store seguindo o link: https://goo.gl/UZMG5W


Fontes:

0 comentários :

Enviar um comentário